Quando o bebé chega a essa idade, o seu cérebro tem duas vezes mais sinapses que adultos, isto é, tem mais transmissão de impulsos nervosos entre os neurónios, permitindo que o cérebro aprenda mais depressa do que em qualquer outro momento da vida. O fato é que nessa idade, os bebés já mostram um pouco de sua independência. Querem comer sozinhos, se vestir sozinhos, segurar copos sozinhos, etc. E muitas das vezes, talvez pela falta de tempo, ou porque nos falta paciência para esperá-los ter seu próprio tempo, acabamos por fazer tarefas que, se pensarmos com mais cuidado, eles poderiam fazer sozinhos. Não é da noite pro dia que se muda esse hábito de querer fazer tudo pelo seu filho. Você vai levar um tempo para se acostumar. Afinal, todo mundo passa por isso. E a verdade é que eu trouxe algumas dicas que podem funcionar para você e sua família também.
Pratique a empatia. Se coloque no lugar do seu filho e se pergunte como ele estaria se sentindo naquela hora. Às vezes as crianças choram, não por estarem fazendo birras, ou por te desafiarem, mas sim porque talvez eles queiram executar uma tarefa simples sozinhos. Como é o caso da minha pequena, todos os dias pela manhã, ela se levanta, vai até onde estou e pega meu óculos e entrega-o na minha mão, pega meu celular, tira da tomada e me entrega também. Já aconteceu de eu levantar com pressa e pegar os óculos e ela ficar ali, chorando. Então eu passei a deixá-la fazer isso todos os dias pela manhã.
Espere o tempo do seu filho, afinal seu cérebro está em constante desenvolvimento. Tenha paciência. Talvez a tarefa demore o dobro do tempo, mas é importante deixar o seu filho executar tarefas simples, como por exemplo recolher sua roupinha e colocar no cesto de roupas sujas; recolher os brinquedos que estão espalhados e colocar em seu devido lugar. Uma dica que talvez ajude com essa tarefa também, é fazer rotação dos brinquedos. Revezar os brinquedos que o seu filho não está brincando muito, afinal ele não vai brincar com todos os brinquedos ao mesmo tempo.
Crianças aprendem por repetição e precisam desfrutar do processo de aprendizagem e para que isso aconteça, nós somos os que devemos ensiná-los como fazer essas pequenas tarefas. Devemos ser o exemplo e devemos fazer isso genuinamente para que o seu filho aprenda de uma maneira orgânica e não com a sensação de que aquilo é uma obrigação!